Vídeos

Se o player abaixo não abrir, você pode assistir aos vídeos diretamente no canal de Marcia Calmon no YouTube. Clicando no canto inferior direito do player abaixo, o video ficará do tamanho da tela. Se quiser assistir a pequenos vídeos de nossos shows, feitos por smartphones, clique aqui.



Tocando Chorinhos
 
Marcia Calmon & Tranka interpretando chorinhosMarcia Calmon & Tranka interpretando chorinhosMarcia Calmon & Tranka interpretando chorinhos
No player acima, há três vídeos de Márcia Calmon & Tranka tocando chorinhos e os três possuem legendas ocultas (closed captions) das letras. Clicando no ícone à esquerda, você verá a partitura de acompanhamento da música escolhida e, no ícone da direita, a letra.
Odeon (Ernesto Nazareth e Vinícius de Moraes) - partitura   letra
Dinorá (Benedito Lacerda e José Ramos) - partitura  letra  


Vídeo de (Canção) Pro Nosso Tom
 
Video (Canção) Pro Nosso TomVideo (Canção) Pro Nosso Tom
Vídeo da bossa-nova inédita (Canção) Pro Nosso Tom, de Tranka Oliveira, homenageando seu amigo Tom Jobim.

Tranka Oliveira: arranjo, teclados, violão e solo de piano
Marcia Calmon: arranjo, voz, mixagem e edição de vídeo
Marcia Calmon: edição de vídeo
fotos: arquivo pessoal e Pixabay
   
        
Vídeo de Babalu (ao vivo)
 
Video de Babalu ao vivoVideo de Babalu ao vivoVideo de Babalu ao vivo
Video de Babalu (Margarita Lecuona) ao vivo. Babalu é um motivo afro-cubano cujo primeiro registro consta de 1939 e que foi gravado por nomes como Desi Arnaz, Yma Sumac, Celia Cruz e Dalva de Oliveira (em versão para o português). A letra fala de um ritual de santeria oferecido ao orixá Babalu e é escrita em um espanhol misturado com o creole dos negros cubanos. No Brasil, a gravação de Ângela Maria e do pianista Waldir Calmon foi um estrondoso sucesso - talvez o maior da carreira de Ângela. Este registro é uma homenagem de Marcia a seu pai, Waldir, e à belíssima voz de Ângela Maria.

Tranka Oliveira: arranjo e teclados
Marcia Calmon: arranjo, voz e edição de vídeo
m
m
Vídeo de Feita para Dançar
 
Video da música inédita Feita para DançarVideo da música inédita Feita para DançarVideo da música inédita Feita para Dançar
Video da canção inédita Feita para Dançar, de Marcia Calmon e Tranka Oliveira homenageando o pai de Marcia, o pianista Waldir Calmon - grande sucesso no Brasil dos anos 50 e 60.

Tranka Oliveira: arranjo, teclados e solo de piano
Marcia Calmon: arranjo, voz, mixagem e edição de vídeo
fotos: arquivo pessoas, Adonay Pereira e Pixabay


Vídeo de
Mas Que Nada - Serrado - Flor de Lis (ao vivo)
 
Video de Mas Que Nada Serrado e Flor de Lis ao vivoVideo de Mas Que Nada Serrado e Flor de Lis ao vivo
Vídeo, ao vivo e de smartphone, de Mas Que Nada (Benjor) - Serrado (Djavan) - Flor de Lis (Djavan). Gravado durante o show Delicado, no Panorama Hall (Leblon, RJ), em  08 de julho de 2016.

Tranka Oliveira: teclado e violão    
Marcia Calmon: voz


Vídeo de
Ela é Carioca (ao vivo)
 
Video de Ela é Carioca ao vivoVideo de Ela é Carioca ao vivo Video de Ela é Carioca ao vivo
Vídeo, ao vivo e de smartphone, de Ela é Carioca (Vinícius de Moraes - Tom Jobim). Gravado durante o show Delicado, no Panorama Hall (Leblon, RJ), em 08 de julho de 2016.

Tranka Oliveira: teclado e violão    
Marcia Calmon: voz


Vídeo de Copacabana Blues
a
Vídeo da música Copacabana Blues
Vídeo da canção inédita Copacabana Blues, de Marcia Calmon e Tranka Oliveira.

Tranka Oliveira: arranjo, teclados e solo de órgão
Marcia Calmon: arranjo, voz, mixagem e edição de vídeo
fotos: arquivo pessoal


Vídeo de
Ave-Maria no Morro (ao vivo)
b
Show "Marcia Calmon Canta o Rio Antigo"Show "Marcia Calmon Canta o Rio Antigo"Show "Marcia Calmon Canta o Rio Antigo"
Vídeo, ao vivo, de Ave-Maria no Morro (Herivelto Martins). Gravação ao vivo durante o show Marcia Calmon Canta o Rio Antigo, no Rio Scenarium (Lapa, RJ), em 2009.

Marcia Calmon: arranjos, voz e edição de vídeo
Tranka Oliveira: arranjos, direão musical, teclado e violão
Dudu Oliveira: flauta, pícolo e bandolim
Jefferson Lescowitz: baixo acústico
Amaro Jr: bateria
André Lima: gravação de áudio
fotos: arquivo pessoal


Vídeo de
Sentidos
Foto do video de Sentidos (Marcia Calmon - Tranka Oliveira)
Vídeo da canção inédita Sentidos, de Marcia Calmon e Tranka Oliveira.

Tranka Oliveira: arranjo, teclados e solo de piano
Marcia Calmon: arranjo, voz, mixagem e edição de vídeo
foto: Humberto Pires


Vídeo de
O Sol
 
Video de O SolVideo de O SolVideo de O Sol
Vídeo da canção inédita O Sol, de Marcia Calmon e Tranka Oliveira.

Tranka Oliveira: arranjo, teclados e solo de piano elétrico
Marcia Calmon: arranjo, voz, back vocals, mixagem e edição de vídeo
fotos: arquivo pessoal e Pixabay


Entrevista na TVE
 
Entrevista na TVEEntrevista na TVEEntrevista na TVE
Você também pode assistir a um vídeo da participação de Marcia Calmon, no começo de sua carreira, no talk show 1985, da TVE-RJ. O programa foi ao ar em outubro de 1985 e era apresentado por  Ziraldo e Neila Tavares. Foram convidados os cantores e compositores Mongol e Sérgio Ricardo; o maestro e bandleader da orquestra Tabajara, Severino Araújo; a professora de dança de salão, Maria Antonieta; Márcia Calmon, e o violonista Francisco Mario de Souza (irmão de Henfil e Betinho) - que gentilmente acompanhou Márcia na música Este Seu Olhar, de Tom Jobim. Por causa do péssimo estado da fita VHS original, o vídeo foi convertido para P&B. Este vídeo também possui legendas ocultas (closed captions) em português.


Marcia Calmon com Outras Cantoras da Noite Carioca
 
Marcia Calmon e outras cantoras da noite (anos 80)Marcia Calmon e outras cantoras da noite (anos 80)
Este vídeo mostra duas participações de Marcia em programas na extinta TVE (Rio de Janeiro). Eles foram gravados em fita VHS que, com o passar dos anos, ficou em péssimo estado. Só foi possível salvar alguns pedaços que foram convertidos para P&B por causa da péssima definição de cor. 

O primeiro programa foi em outubro de 1985 e fizeram uma pequena matéria sobre seu trabalho e sua vida pessoal. Na parte filmada na Gafieira Estudantina, Marcia e sua mãe cantam Sonho Meu (Ivone Lara - Délcio Carvalho) com a Orquestra Waldir Calmon que, depois da morte do pianista, passou a ser administrada pela viúva e pelos dois filhos. O outro cantor da banda, Anderson, fez uma participação no refrão. No começo, ela ainda canta Madalena (Ivan Lins - Ronaldo de Souza) e a voz masculina em off, narrando, é de Oswaldo Sargentelli.   

O segundo foi um programa de entrevistas chamado 1986 e gravado em janeiro do mesmo ano. Marcia já havia participado do mesmo programa no ano anterior, quando se chamava 1985 - há inclusive um vídeo em seu canal no YouTube. O 1986 era apresentado por Ziraldo e Elizabeth Camarão e, neste dia, o tema foi O Breve Brilho da Noite - somente com cantoras da noite do Rio de Janeiro. As convidadas foram: Áurea Martins, Celeste Lassaval, Rose Valentim, Fátima Regina e Marcia Calmon. As músicas cantadas neste programa foram: Pela Rua (Dolores Duran - Ribamar), Rio Antigo (Chico Anísio - Nonato Buzar), Demais (Tom Jobim - Aloísio de Oliveira), Dindi (Tom Jobim - Aloísio de Oliveira), , Meiga Presença (Paulo Valdez - Octávio de Moraes), Volta (Lupicínio Rodrigues) e É Com Esse Que Eu Vou (Pedro Caetano). Ao piano, Anselmo Mazzoni.


Com Marlene
Também há alguns vídeos de Marcia Calmon e Tranka Oliveira com a cantora Marlene:

Marlene no SBT (1999)Marlene no SBT (1999)
Apresentação no programa Jô Soares Onze e Meia, do SBT, em 1999. A música é Galope, de Gonzaguinha, e a banda era composta por:

Tranka Oliveira: teclado e direção musical
Alex Moraes: guitarra e vocais

Mimi Bruzaca: baixo e vocais
Marcia Calmon: vocais
Zeca do Bigode: bateria


Marlene no teatro Joao Caetano (1999)Marlene no teatro Joao Caetano (1999)
Os próximos três vídeos foram gravados na temporada do show O Carnaval de Marlene, no teatro João Caetano, Rio de Janeiro, em fevereiro de 1999 e com direção de Albino Pinheiro. Esta banda era composta por:

Tranka Oliveira: roteiro, direção musical e teclado
Mimi Bruzaca: baixo e vocais
Marcia Calmon: vocais
Zeca do Bigode: bateria
Zeca do Trombone: trombone
Hélcio Brenha: sax alto
Amaury:  percussão

Os vídeos estão divididos em: Final, Apresentação dos Músicos e Carnaval. Em Carnaval, Marcia Calmon faz o solo de Taí (Joubert de Carvalho), homenageando Carmen Miranda. As músicas deste quadro são: Cachaça (Pinheiro, Castro e Lobato), Me Dá um Dinheiro Aí (Ivan Romero e Glauco Ferreira), Taí (Joubert de Carvalho), Cabeleira do Zezé (Faissal e João Roberto Kelly), Jardineira (Benedito Lacerda e Humberto Porto), Teu Cabelo Não Nega (Lamartine Babo e Irmãos Valença), Pierrot Apaixonado (Noel Rosa e Heitor dos Prazeres), Alalaô (Haroldo Lobo e Nássara), Mamãe Eu Quero (Jararaca) e Está Chegando a Hora (versão de Cielito Lindo). As músicas da parte Final são: Se é Pecado Sambar (Manuel Sant'Anna), Zé Marmita (Luis Antônio e Brasinha), Taí, Carmen Miranda ( (Silas Oliveira e Jorge Lucas), Sapato de Pobre (Luis Antônio e J. Junior) e Lata d'Água (Luís Antônio e J. Júnior). Os vídeos parecem "travar" algumas vezes, mas isto aconteceu na hora em que foi convertido de VHS para DVD.


Show no Canecão com Marlene (1995)Show no Canecão com Marlene (1995)Show no Canecão com Marlene (1995)Show no Canecão com Marlene (1995)
Início e final do show comemorando os 50 anos de carreira de Marlene, no extinto Canecão (Botafogo, RJ), em dezembro de 1995 e com direção de Túlio Feliciano. Foi o primeiro trabalho de Marcia Calmon como back-vocal de Marlene. As músicas que aparecem no vídeo são: Isto Aqui o Que é (Sandália de Prata) (Ary Barroso), Apito no Samba (Luiz Bandeira - Luiz Antônio), Nasci Para Bailar (Joel Almeida - Fernando Lobo), Panchito no Mambo (S. Campelo - Murilo Vieira - Newton Lucena), Lata d'Àgua (J. Junior - Luis Antônio), Nada Será Como Antes (Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) e Alô, Alô, Taí Carmen Miranda (Wilson Diabo - Heitor Rocha - Maneco). A banda era composta por:

Tranka Oliveira: arranjos, direção musical, teclados e sax
Armando Martinez: teclado
Alex Moraes: guitarra
Mimi Bruzaca: baixo
Zeca do Bigode: bateria
Valéria: percussão
Marcia Calmon, Soraya Ravenle e Ary Bispo: back-vocals


Programa "Ensao", com Marlene, na TV Cultura (SP)Programa "Ensao", com Marlene, na TV Cultura (SP)Programa "Ensao", com Marlene, na TV Cultura (SP)
Video com os últimos 16 minutos do programa Ensaio com Marlene e banda (TV Cultura, 1992). Marlene fala de sua carreira e canta as músicas Eu Já Vi Tudo Nessa Vida (Peter Pan - Amadeu Veloso), Cocaína (Sinhô) e Moleque, Galope e O Que É O Que É (todas as três de Gonzaguinha). O som do vídeo original estava péssimo.

Tranka Oliveria: teclado e vocais
Mimi Bruzaca: baixo e vocais
Zeca do Bigode: bateria
Zeca do Trombone: trombone


Marlene no teatro Rival (anos 80)Marlene no teatro Rival (anos 80)
Show no Teatro Rival da cantora Marlene, em 1987, onde Tranka aparece tocando flauta. Este trecho foi retirado do vídeo Estrela da Vida (1987), dirigido e produzido por João Carlos Rodrigues e com fotografia de Hélio Silva. Ainda inédito em DVD e na TV:

Tranka Oliveira: flauta

Zeca do Trombone: trombone
Alceu Maia: cavaquinho
Toninho Costa: guitarra
Fernando: piano
Paulinho Black: bateria
Amaury: percussão


Video Marlene cantando GalopeVideo Marlene cantando GalopeVideo Marlene cantando Galope
Video, do começo dos anos 70, de uma apresentação na TV onde Marlene faz sua interpretação de Galope (Gonzaguinha). Tranka a acompanhava desde o show Te Pego Pela Palavra - quando ela incluiu esta música em seu repertório. Nessa época, ele ainda era baixista. A formação da banda que aparece no vídeo é:

Tranka Oliveira: arranjo e baixo
Toninho Costa: guitarra
Eduardo Prates: piano
Chiquinho Brasão: bateria

Zaida e Octávio Cesar: back-vocals
 
     
Tranka na
Boate 706
 
Cena da novela Corrida do Ouro (1975)Cena da novela Corrida do Ouro (1975)
Há também um vídeo gravado na extinta boate 706 (Leblon, RJ): é a cena final da novela Corrida do Ouro, de Lauro César Muniz e Gilberto Braga, exibida pela TV Globo entre 1974 e 1975. Sandra Brea interpretava a cantora Isadora Ferreira e, nesta cena do último capítulo, canta o tema Corrida do Ouro (Zé Rodrix), acompanhada da banda Relax, de Tranka Oliveira. A Relax era composta por:

Tranka Oliveira: contrabaixo e arranjos
Tião Cruz: bateria
Eduardo Prates: piano
Zaide e Fabíola: vocais
 
n
Tranka com Gonzaguinha
 
Gonzaguinha na TV Cultura (1979)Gonzaguinha na TV Cultura (1979)
Mais um vídeo em que Tranka aparece tocando baixo. Desta vez, com o inesquecível Gonzaguinha na música Geraldinos e Arquibaldos (Gonzaguinha) no programa Ponto de Encontro da TV Cultura, de São Paulo, em 1979. Os músicos eram:

Tranka Oliveira: contrabaixo (apelidado, pelo próprio Gonzaguinha, como
Zé do Boné)
Marquinhos: piano
Fredera: guitarra
Alvarenga: bateria


Marcia Calmon como Modelo  
 
Marcia Calmon trabalhando como modeloMarcia Calmon trabalhando como modelo
Este vídeo-clip é do cantor Fábio e foi filmado para o programa Fantástico, da TV Globo, no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1984. Nessa época, Marcia Calmon trabalhava como modelo também e fez muitos trabalhos para a televisão.


Vídeos de Waldir Calmon
n
Waldir Calmon na TV TupiWaldir Calmon na TV TupiWaldir Calmon na TV Tupi
Há ainda dois vídeos de Waldir Calmon, pai de Marcia: no primeiro, o pianista faz uma apresentação ao vivo no programa Os Melhores da Semana (TV Tupi, anos 50). O vídeo é do arquivo pessoal e foi filmado originalmente em P&B e sem som. Por esta razão, foi sonorizado com a gravação, de 1957, da música Samba no Arpége (Waldir Calmon - Luís Bandeira).


Waldir Calmon na chanchada Hoje o Galo Sou EuWaldir Calmon na chanchada Hoje o Galo Sou Eu
O segundo vídeo é uma participação de Waldir Calmon no filme Hoje, o Galo Sou Eu (1958). Neste filme, ele e seu conjunto tocam as músicas Concerto n°1 (Tchaikovsky), Polonaise (Chopin), Samba no Arpége (Waldir Calmon e Luís Bandeira) e, acompanhando a cantora Neusa Maria, Nova Ilusão (José Menezes e Luís Bittencourt).  Hoje, o Galo Sou Eu foi dirigido por Aloísio T. de Carvalho e seu elenco contava com Ronaldo Lupo, Liana Duval, Renata Fronzi, Pituca, Henriqueta Brieba, Procopinho e Luís Gonzaga, entre outros. Se preferir, você pode clicar nas fotos para assistir aos vídeos diretamente no YouTube.