Quem Somos

Marcia Calmon

 
Marcia Calmon
Foto: Rose Moraes
Marcia Calmon é carioca, cantora, compositora e formada em Jornalismo. Nasceu em uma família demúsicos: seu pai, Waldir Calmon, foi um pianista de grande sucesso no Brasil dos anos 50 e 60, com vários discos gravados, e sua mãe, Marta Kelly, também é cantora. Marcia tem uma relação íntima com a música desde criança - quando já tocava, de "ouvido", piano e violão. Fez aulas de canto popular e lírico (clique aqui para ouvir um medley com três músicas do filme A Noviça Rebelde) no Brasil e na França. Começou a cantar profissionalmente em orquestras: primeiro, na Waldir Calmon e depois na Mestro Cipó, Vittor Santos e outras. Trabalhou mais de dez anos com a cantora Marlene, gravou para a TV e faz backing-vocal em gravações e shows. Suas maiores influências são Carmen Miranda, Marlene, Ademilde Fonseca, Leny Andrade, Sade. Ella Fitzgerald e Barbra Streisand.
 
Morou cerca de cinco anos em ilhas do Caribe. Em Porto Rico (EUA), fez parte do grande show brasileiro que estreou a filial da casa Plataforma em San Juan de Puerto Rico. Em Saint Martin e Saint Barths, junto com seu marido, o maestro e multi-instrumentista Tranka Oliveira, se apresentou para turistas do mundo inteiro, cantando em cinco idiomas. A dupla trabalhou em hotéis sofisticados, como Port de Plaisance, Le Flamboyant, Privilége, Beach Plaza e Meridien e, em junho de 1997, participou da Fête de la Musique na Marina de Saint Martin, tocando para milhares de pessoas. Em maio de 2004, fez parte do grupo que representou o Brasil no IV Festival de Arte de Pequim, China. Marcia e Tranka também fazem produção musical de eventos.  
 
Gravou o CD Tranka & Marcia – Sob Medida com o maestro Tranka Oliveira. Nele, podemos ouvir clássicos da MPB, como Samba do Avião (Jobim), Papel Marchê (Bosco – Capinam) e A Noite do Meu Bem (Dolores Duran). Gravou também cinco canções inéditas (quatro como co-autora) que estão à venda somente em plataforma digital: (Canção) Pro Nosso Tom (Tranka Oliveira), Feita para Dançar (Marcia Calmon - Tranka Oliveira), Copacabana Blues (Marcia Calmon e Tranka Oliveira), Sentidos (Marcia Calmon – Tranka Oliveira) e O Sol (Marcia Calmon – Tranka Oliveira) que você pode ouvir e baixar aqui. Feita para Dançar é uma homenagem a seu pai, o pianista Waldir Calmon.    
 
Em sua carreira-solo, Marcia fez shows em casas, como Beco das Garrafas (Copacabana, RJ), Cariocando (Catete, RJ), Rio Scenarium (Lapa, RJ), Vinícius Bar (Ipanema, RJ), na sala Paulo Moura do Centro da Música Carioca Artur da Távola (Tijuca, RJ) e Panorama Hall (Leblon, RJ), dentre outras.  

Tranka Oliveira

Tranka Oliveira
Foto: Marcia Calmon
Tancredo "Tranka" Oliveira nasceu em Valença, estado do Rio de Janeiro, e já tocou nas melhores casas noturnas de Roma, New York e Rio de Janeiro, como Flag, 706, Special Bar e Number One (clique aqui para ouvir Tranka acompanhando a cantora norte-americana Spanky Wilson na boate Number One) e gravou com o acordeonista Sivuca - que o levou para os Estados Unidos na década de 70. Nos EUA, fez uma turnê mundial, em 1976, com o cantor americano Harry Belafonte (clique aqui para mais informações) e acompanhou nomes do jazz, como Bob Friedman. No Brasil, tocou com Gonzaguinha, Marlene (clique aqui para ouvir duas faixas do histórico show Te Pego Pela Palavra, da cantora Marlene, em 1974, onde Tranka tocou baixo elétrico), Emílio Santiago, Luizinho Eça, Chiquinho do Acordeon, Luís Carlos Vinhas, Erlon Chaves e Peter Thomas (clique aqui para ouvir algumas gravações do grupo). Criou todos os espetáculos da maior casa de shows folclóricos da América Latina, Plataforma, (clique aqui para ouvir algumas faixas do último show do Plataforma e aqui para ver algumas fotos) e dirigiu vários shows brasileiros na Europa e na América do Norte, sendo o primeiro maestro a escrever e a apresentar um show genuinamente brasileiro na Disney World, Flórida, USA. Em 2003, criou mais dois espetáculos no Rio de Janeiro: Reviver, na Estação Rio, em Copacabana, e Dança de Salão, no Bar do Tom, Leblon. Em Dança de Salão, Tranka fez uma viagem musical por vários ritmos nacionais e internacionais (merengue, salsa, tango, cha cha cha, forro, gafieira e bossa-nova). Em 2007, montou o show Brasil Bem Brasil para a casa Garden Hall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.  
Tranka também foi professor de música na Itália e na França e, além de tocar guitarra, baixo (elétrico e acústico), teclado, sax e flauta, trabalha como diretor musical e arranjador em gravações, como, por exemplo, no disco Werther. Atuou ainda como maestro-arranjador da TV Globo, nos anos 90, já superou a marca de quinhentas criações em jingles para o rádio e a televisão (clique aqui para ouvir alguns) e faz inúmeras campanhas políticas. Seu jingle mais famoso, criado quando trabalhava para a produtora carioca Tape Spot, é o do supermercado Guanabara, veiculado há vários anos no Natal ("eu acredito que esse meu Natal é o seu melhor Natal... Guanabara, tudo por você"). Em 2000, participou da vitoriosa campanha eleitoral do ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia. A equipe à qual pertencia criou e gravou todos os programas de rádio do primeiro e do segundo turno.  
Como compositor, teve uma bem-sucedida parceria com  Noca da Portela e Toninho Nascimento. Uma delas, Celular, fez grande sucesso no Brasil na voz de Wander Pires. Suas composições já foram gravadas por artistas como:  Maria Betânia AlcioneBeth Carvalho,  Grupo Raça, Negritude JúniorNeguinho da Beija-Flor:  
 1 - Celular (Tranka - Toninho Nascimento - Noca da Portela) com Wander Pires
2 - Ilumina (Tranka - Toninho Nascimento - Noca da Portela) com Maria Bethânia
3 - Pagando Pra Ver (Tranka - Toninho Nascimento - Noca da Portela) com Alcione
4 - Perdas e Danos (Tranka - Toninho Nascimento - Noca da Portela) com Beth Carvalho
5 - Tamandaré (Tranka - Toninho Nascimento - Noca da Portela) com o grupo Raça
6 - Amor Pela Metade (Tranka - Toninho Nascimento - Noca da Portela) com Negritude Júnior
7 - Cena de Ciúme (Tranka - Toninho Nascimento - Noca da Portela)  com Neguinho da Beija-Flor
Tranka Oliveira também atuou como pianista, tecladista e violonista em sofisticados hotéis do Caribe por cerca de cinco anos. No Brasil, Marcia Calmon e Tranka Oliveira montaram orquestras para grandes eventos, como o reveillón na praia de Copacabana e o carnaval do Rio de Janeiro. No final de 1999, formaram uma orquestra para o Reveillón do Milênio em um evento organizado pela TV Globo e dirigido por Roberto Talma. A orquestra acompanhou as cantoras Marlene e Emilinha Borba e a vedete-cantora Virgínia Lane antes da tradicional queima de fogos. Depois da meia-noite, a Orquestra do Maestro Tranka voltou ao palco para animar o grande público que permanecia nas areias da famosa Praia de Copacabana, RJ. Já no carnaval de 2004, a mesma orquestra animou, junto com a Escola de Samba Beija-Flor, o Baile do Hawaí, no Morro da Urca (baile oficial da cidade do Rio de Janeiro).  
Para ler mais a respeito de Marcia Calmon, Tranka Oliveira, Waldir Calmon e de outros artistas brasileiros, visite o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.